9 de março de 2010

um quase-estrogonofe


Estava eu morcegando online quando deparei-me com uma curiosa receita de estrogonofe de cenoura substituindo o creme de leite pelo iogurte natural. Pensei: não pode ser bom, mas como sofro de curiosidade mórbida, fui me certificar, né?

A base foi a receita original mesmo, mas dei uma customizada:

> 1 cenoura grande cortada em cubinhos [cozidos mas não muito]
> 1 cebola pequena
> 1 tomate
> 100g de champignon
> 1 colher de cebolinha desidratada
> 1 copinho de iogurte natural
> quase 2 colheres de sopa de ketchup
> 1 colher de sopa de mostarda
> sal e pimenta

Comecei dourando a cebola no azeite e fui acrescentando tomate picadinho, champignon, cenoura... e colocando um pouco da água do cozimento da cenoura [pouco menos de metade de uma xícara] pra começar a criar algum caldo. Em seguida, adicionei os condimentos e logo o iogurte natural. Coloquei 2 colheres e provei: tirar a acidez com açúcar é necessário! Usei até um pouco de açúcar mascavo pra ficar bem natureba a receita! Não sei o motivo, mas coloquei logo o potinho todo de iogurte ali e não ficou nada mal!

Depois de pronta a mistura toda, tem que ficar provando e ajustando sal e acidez até declarar o prato finalizado e pronto para consumo!

Rende umas 3 porções facilmente.

Na receita consta uma observação não constatada por mim: "tem gosto de estrogonofe". Veja bem... eu já comi muitos estrogonofes na minha vida pra saber que não: isso não tem gosto de estrogonofe.

Fica bem gostoso, mas melhor darmos outro nome!

Nenhum comentário: